quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Registro digital da experiência – o hipertexto


                                                    MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
                               FUNDO NACIONAL DE DESENVOVILMENTO DA EDUCAÇÃO
                    SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA
                              PROGRAMA DO BRASIL ALFABETIZADO                               

Ao realizar o encerramento do Programa Brasil Alfabetizado 2010 no município de Bodó:RN que atendia a 233 alfabetizando e 23 alfabetizadores no período de oito meses de trabalho com o acompanhamento de três Coordenadores Pedagógicos com o objetivo de mostrar que a alfabetização consiste no aprendizado do alfabeto e de sua utilização como código de comunicação. De um modo mais abrangente, que a alfabetização é definida como um processo no qual o individuo constrói a gramática em suas variações. Esse processo não se resume apenas na aquisição dessas habilidades mecânicas (codificação e decodificação), do ato de ler, mas na capacidade de interpretar, compreender, criticar, resignificar e produzir conhecimentos.
No decorrer dos trabalhos debatemos sobre as diversificadas metodologias que os alfabetizando utilizaram para alfabetizar seus alfabetizadores, suas angustias, seus sucessos e insucessos. Desenvolvemos dinâmicos onde todos tiveram a oportunidade de participar de forma prazerosa. Elaboramos uma gincana onde a turma foi dividida em dois grupos para juntos mostrar metodologias que poderiam ser utilizadas em salas de alfabetização. Debatemos os testes cognitivos de saída que foram realizados pelos alfabetizando com a orientação dos alfabetizadores. E encerramos com um jantar delicioso oferecido pela Secretaria municipal de Educação.
Ao finalizar percebo a importância de continuar trabalhando o Programa Brasil Alfabetizado em nosso Município que nasceu da necessidade de se repensar os conhecimentos e os conteúdos que deveriam ser desenvolvidos em programas de Alfabetização de Jovens e Adultos AJA. Objetivando a construção de referencial que pudesse colaborar para a formação dos alfabetizadores e auxiliá-los na prática pedagógica cotidiana. Numa linguagem de fácil entendimento, com o propósito de direcionar o docente alfabetizador e o alfabetizando para a compreensão de seu papel enquanto formador de opinião e articulador de um processo de construção de conhecimentos.
BODÓ/RN 13 DE SETEMBRO DE 2011
                            
ALESANDRA DANTAS DE BRITO

Nenhum comentário:

Postar um comentário